Como funciona ter uma loja online


Vender pela internet é muito mais barato do que você imagina

Antigamente pra se ter uma loja online era necessário contratar um programador, assinar contrato para emissão de boleto com o banco, assinar convênio com as operadoras de cartão de crédito (que pediam um monte de documentos), contratar a hospedagem do site e banco de dados num servidor que tivesse certificado SSL de segurança. E ainda ficar responsável pelos dados dos clientes e das transações realizadas.

Com o aumento da concorrência e a evolução dos dispositivos de segurança e pagamento, hoje é possível encontrar sistemas de e-commerce seguros e prontos pra uso, bastando apenas configurar as imagens, dados cadastrais, fotos e descrições dos produtos, além dos parâmetros relacionados ao frete e meios de pagamento.

Sistemas de e-commerce prontos pra usar

Atualmente existem diversos sistemas confiáveis de e-commerce prontos pra usar.

São sistemas que rodam na nuvem, você não precisa instalar nada, pode acessar pelo navegador de internet do computador ou do celular e não exigem nenhum tipo de contrato de fidelidade, você paga mês a mês e pode cancelar a qualquer momento.

Você só precisa ter as fotos e descrições dos produtos que quer vender, no mínimo um CPF e uma conta no Mercado Pago, Pag Seguro ou Paypal, que são os meios de pagamento mais populares integrados nas lojas online e que permitem o cliente pagar com boleto, cartão de débito e crédito à vista ou parcelado.

Você precisa ter esta conta para receber o valor das vendas realizadas na sua loja online.

E-commerce white label

E-commerce white label (marca branca) é qualquer sistema de loja online que permite que você coloque a sua própria marca na página principal, pagando uma mensalidade ou participação no negócio das suas vendas.


É preciso consultar o e-commerce sobre as condições ou custos para se ter um domínio próprio na sua loja (endereço www) e também realizar o registro do domínio no https://registro.br

Como funciona vender pela internet?

Primeiro você precisa escolher qual sistema de loja online quer usar.

Depois que os produtos foram cadastrados, a loja fica "aberta" 24 horas por dia na internet.

Você pode copiar o link dela ou de cada produto e compartilhar nas suas redes sociais e WhatsApp.

O visitante que decidir realizar um compra vai adicionar o ítem ao carrinho, informar o endereço onde quer receber a mercadoria, escolher a forma de pagamento e concluir a compra.

Se ele optar por pagar com o cartão de crédito, a operação é concluída automaticamente e o dinheiro já é transferido para a sua conta (caso a operadora aprove).

Se o cliente decidir pagar por boleto, você vai ter que esperar a compensação bancária para que o pagamento seja confirmado no painel administrativo.

Através do painel administrativo da loja qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento de internet consegue acompanhar os pedidos, verificar os pagamentos aprovados e imprimir a etiqueta com o endereço do comprador e levar a encomenda nos Correios ou na transportadora escolhida pelo cliente (alguns sistemas oferecem integração com outras empresas de frete).

Quanto custa ter uma loja online?

Como a maioria dos softwares existentes no mercado, os sistemas de loja online costumam cobrar pelo uso de seus recursos.

Existem sistemas que cobram mensalidade fixa, outros cobram a mensalidade + participação nas vendas e existem ainda sistemas que cobram somente uma participação quando uma venda é realizada, sem nenhuma mensalidade.

Existem sistemas a partir de R$0,00 (isso mesmo, ZERO reais de manutenção por mês).

Cabe ao cliente decidir, com base nos recursos oferecidos pela plataforma de e-commerce e no seu volume de vendas, qual sistema apresenta mais vantagens para o seu negócio.

Eu preciso ter CNPJ pra abrir uma loja online?

Você não precisa ter CNPJ pra abrir sua loja online. A maioria dos sistemas permite que você tenha sua loja bastando apenas informar um CPF.


Você pode começar apenas com o CPF e, se o seu negócio evoluir, então você tira um CNPJ.


Mas considere que, pagando apenas R$ 50,00 por mês, você pode emitir nota fiscal através do

Programa MEI (Microempreendedor individual). Leia mais neste link: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/temas/quero-ser/formalize-se


Veja neste link do Governo as atividades que se enquadram na categoria MEI: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/temas/quero-ser/formalize-se/atividades-permitidas


IMPORTANTE: A Ninjanerd é uma empresa de consultoria e serviços de internet independente e não possui relação com nenhuma das marcas citadas neste post.

Quanto vale o seu tempo?

Economize horas lendo tutoriais e concentre-se na estratégia do seu negócio

Configuramos sistemas de e-commerce Blling, Shopify, Nuvemshop, Loja Virtuol, Loja Integrada e outros, com logomarca, tratamento de fotos e cadastro de produtos

Configurações a partir de

10x de R$ 59,90 no cartão

Configurações essenciais + 10 produtos

Marca Ninjanerd

Serviços de Tecnologia Web

Ninjanerd Serviços de Tecnologia Web

CNPJ 07.237.709/0001-54 | São Paulo - Brasil

www.ninjanerd.com.br | contato@ninjanerd.com.br